CEMEI Dr. João Gilberto Sampaio

             A primeira escola de Ensino Fundamental em tempo integral de Ribeirão Preto foi inaugurada em 26 de julho de 1988. Com o nome de CEMEI Dr. João Gilberto Sampaio, na época prefeito municipal, a escola contava com  18 salas de aula, parte administrativa, biblioteca, sala de leitura, anfiteatro, refeitório, pátio coberto, cozinha modelo, almoxarifados, sala de dentista, médico e enfermagem, sala para banda marcial, sanitários, piscina, quadra de esportes e vestiários.

           No início, todas as classes do ensino fundamental permaneciam em tempo integral e uma das propostas era oferecer cursos pré-profissionalizantes, tais como: marceneiro, eletricista, cabeleireiro, manicure, tricô e crochê, além das matérias pedagógicas comuns a todas as escolas.

            Hoje, a escola permanece com o período integral apenas com as classes de 1º à 3º anos, com o objetivo de oferecer um ensino de qualidade, conseqüentemente, fazendo um trabalho social de grande valia para as famílias. Em sua estrutura, a escola também conta com 3 salas adaptadas para deficientes físicos e deficientes auditivos e uma sala para laboratório de informática, que são de fundamental importância para integração e inclusão de deficientes físicos e mentais.

            A escola conta ainda com diversos projetos educacionais, como: curso de inglês através do Interact; aulas de música, pelo projeto Bachianas, idealizado pelo maestro João Carlos Martins, com aulas de flauta e violino, e o Projeto Educação Digital, iniciado em 2010.

            O Cemei Dr. João Gilberto tem clareza de sua função social como escola e do homem que quer formar, pontos fundamentais para realizar uma prática pedagógica competente e socialmente comprometida, particularmente num país de contrastes como o nosso, onde convivem grandes desigualdades econômicas, sociais e culturais.


Rua Pindamonhangaba, nº 851 - Vila Mariana - Tel: (16) 36266871